
Natural da cidade de Tietê, no interior de São Paulo, desde os 11 anos, Maria José…
Durante a palestra do Prof. Carlos Cifuentes foram abordadas tecnologias soft-robotics de interação entre máquinas e humanos.
A professora Marcela Múnera apresentou projetos de interação humanos-robos e disse estar muito ansiosa para parcerias futuras do seu laboratório com o LabTel.
No último dia 5, os professores associados da University of the West of England, Carlos Cifuentes e Marcela Múnera, concluíram a sequência de apresentações de um ciclo de seminários no Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel).
Com a temática voltada para a robótica social, Cifuentes e Múnera apresentaram cada um dois seminários ao longo de duas semanas, que ocorreram no final de março e início de abril. Durante as apresentações, foram abordados temas como a interação entre robôs e humanos, robótica de reabilitação e robôs assistivos.
Cifuentes já é um conhecido do LabTel, o professor, que fez seu doutorado no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Ufes (PPGEE), ressaltou o alto desempenho do Laboratório.
“É muito competitivo aqui dentro da Ufes, principalmente dentro da Engenharia Elétrica. Senti que aqui tem um nível elevado que faz a gente melhorar com o tempo”, diz Cifuentes.
Além das parcerias com a Universidade, o professor possuía também um outro objetivo nesta visita. Cifuentes, que tem um laboratório no Reino Unido, visa estreitar ainda mais os laços de parceria com o LabTel, promovendo intercâmbio de estudantes e professores entre o Brasil e o Reino Unido.
“Eu gostei muito da visita, o pessoal ficou interessado nas palestras, gostaram da apresentação que fiz sobre o nosso laboratório lá na West England e das oportunidades que temos para fazer novas parcerias”, conclui Cifuentes.
Já para Múnera, que visita o LabTel pela segunda vez, a vinda foi positiva, com troca de experiências sobre projetos e a possibilidade de parcerias no futuro.
“A primeira vez que vim em 2018 o LabTel já era muito promissor, agora está ainda melhor! Tudo está organizado, o Laboratório tem publicado muitos artigos e fiquei sabendo que também estão avançando na criação de empresas”, afirmou a professora.
A pesquisadora Múnera participa de três projetos em parceria com o Labtel; o robô Castor, o exoesqueleto e a prótese de mão robótica, e vê com bons olhos o trabalho do LabTel no campo de sensores em fibra óptica.
“Eu estou trabalhando em interações máquinas-humanos, e essa colaboração com o LabTel sobre sensores em fibra óptica, pode melhorar ainda mais essas interações”, explicou Múnera.
Com a viagem, os profissionais puderam discutir planos futuros, como a possibilidade de um workshop em conjunto e seminários internacionais.
A vinda da pesquisadora à Ufes é uma iniciativa aprovada em edital do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com as instituições britânicas (edital Confap – CNPq – The UK Academies).
Natural da cidade de Tietê, no interior de São Paulo, desde os 11 anos, Maria José…
Sete professores do Laboratório de Telecomunicações (LabTel), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foram aprovados…
O IN-Foton foi destaque no evento Ciência, Tecnologia e Inovação: Os Investimentos do Governo do Estado…