L A B T E L

Professores da Ufes participam do maior evento de fotônica do Brasil

Professores da Ufes com representante do MCTI durante o 4° Webinário do Sisfóton. Da esquerda para direita: Marcelo Segatto (PPGEE); Sandra Reinz (MCTI); Maria José Pontes (PPGEE); Moisés Ribeiro (PPGEE); Arnaldo Junior (PPGEE) e Camilo Díaz (PPGEE).

O Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel) promove nesta sexta-feira, 2, a partir das 10 horas, o seminário Cidades Sustentáveis. O evento será realizado no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, é gratuito e não exige inscrição prévia. 

“As temáticas são de interesse para uma grande parte de profissionais, principalmente relacionados às áreas de Engenharia e Arquitetura, mas voltados para a questão ambiental. Vamos abordar dois assuntos polêmicos: poluição luminosa e iniciativas para cidades inteligentes”, detalha a doutora em Engenharia Elétrica pela Ufes e uma das organizadoras do seminário, Daniela Pawelski. 

O seminário compõe as ações do Programa institucional de Internacionalização da Ufes (PrInt), que fomenta atividades de internacionalização no âmbito do Programa, incluindo pesquisas, missões e eventos no Brasil e no exterior.

Pesquisas

O LabTel foi criado em 1978 com o objetivo inicial de realizar pesquisas nas áreas de antenas, microondas, telefonia e radiopropagação. A partir da década de 1990, o laboratório estendeu suas atividades de pesquisa à Fotônica.

O Laboratório faz parte do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes e conta com dois laboratórios de pesquisa, sendo um deles dedicado à simulação computacional em comunicações e redes ópticas, e um outro laboratório exclusivo para a realização de trabalhos experimentais. Possui infraestrutura adequada para o desenvolvimento de modelagem e simulação de componentes, sistemas e redes, além de aplicações de dispositivos em fibra envolvendo sensores ópticos.

Confira

O LabTel esteve presente no 4° Webinário do Sisfóton com cinco professores, que durante o evento puderam trocar experiências de projetos e pesquisas em fotônica com equipes de outros laboratórios.

Para o professor Marcelo Segatto, que participou da mesa de Fotônica em Telecomunicações, a ida ao evento é um momento importante para estreitar os laços com pesquisadores de todo o Brasil. 

“O momento de fazer parcerias, é muito bacana a troca de experiências que o evento proporciona, principalmente na área de fotônica integrada”, comemorou. O pesquisador destacou ainda dois momentos do evento que ficaram marcados: a visita ao Laboratório Sisfóton da Unicamp, e ao Sirius, maior acelerador de partículas do hemisfério sul.

“Faremos uma parceria com o Laboratório Sisfóton da Unicamp, ainda estamos acertando alguns detalhes, mas tudo caminha para em breve iniciarmos projetos em conjunto”, afirmou Segatto.

O docente acredita que agora é hora de pôr em prática tudo que a iniciativa Sisfóton vem construindo. “Nós do LabTel temos condições de avançar muito em fotônica, não estamos devendo nada do que conseguimos fazer em sensores e comunicação”.

Arnaldo Júnior (PPGEE) participou presencialmente do Webinário pela primeira vez. “Conheci boa parte dos pesquisadores que estavam lá e é sempre bom gerar novas parcerias”, comentou.

Para o professor, o encontro marca um momento de troca de experiências científicas. “O evento foi muito importante porque lá a gente consegue ver diversas linhas de pesquisa e se inteirar do que os outros laboratórios do Sisfóton estão fazendo”. 

Sisfóton

O Sisfóton é a Rede Nacional de Laboratório de Fotônica, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que visa o desenvolvimento da indústria de fotônica no país.

O LabTel integra o Sisfóton desde 2021, junto com outros nove laboratórios gerais e um Laboratório Integrador, o CPQD.

Para a professora Maria José, a participação no Sisfóton é muito positiva. “Fazemos reuniões bimestrais com todos os laboratórios, e um investimento muito grande do MCTI que visa aproximar todos os laboratórios em prol do desenvolvimento de uma indústria forte e competitiva”, afirmou.

6º Webinário na Ufes

Aos alunos e professores da Ufes, temos uma informação em primeira mão! O 6° Webinário do Sisfóton, que fecha o ciclo das primeiras ações do CPQD, será realizado na nossa Universidade em março de 2024!

O evento marca a coroação de tudo que foi desenvolvido nos primeiros anos da iniciativa Sisfóton, e contará com a participação de todos os 11 laboratórios. 

Quer conhecer mais sobre a iniciativa do Sisfóton? Acesse o site!

Clique aqui e veja mais sobre este projeto:

Veja outras notícias: