L A B T E L

Pesquisadores da Ufes participam do 1° Seminário Brasil-China de Nanotecnologia, em Shangai

O professor do PPGEE, Arnaldo Júnior, apresentou desenvolvimento em nanotecnologia no projeto BRICS.

Dois pesquisadores do Laboratório de Telecomunicações (LabTel) e do Laboratório de Sensores (LabSensores) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) participaram de um evento internacional sobre nanotecnologia em Shangai, China.

O evento foi focado na apresentação das principais políticas dos dois países para o desenvolvimento tecnológico. Arnaldo Júnior, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) na Universidade, e Mariana Silveira, aluna de Pós-Doutorado do PPGEE, integraram a comitiva brasileira no evento.

Entre as atividades, um encontro inédito com o professor da Beijing Normal University, e representante da China em projetos apoiados pelo bloco BRICS, Rui Min. Na ocasião, Júnior e Silveira apresentaram inovações desenvolvidas na Ufes e discutiram soluções futuras.

Seminário Brasil-China

O 1° Seminário Brasil-China reuniu uma comitiva brasileira formada por pesquisadores de universidades brasileiras e profissionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Durante os três dias de evento, 9,10 e 11 de setembro, o seminário reuniu mais de 300 convidados de 31 países. O Brasil foi o país de honra, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, exaltou a parceria.

“Ser o país de honra do Fórum de Pujiang é uma clara sinalização do desejo de aproximação dos ecossistemas de inovação brasileiros e chineses”, afirmou em um vídeo exibido no evento.

Parcerias

Para Silveira, a importância da Ufes no evento se dá na possibilidade de discutir projetos em andamentos e pensar em futuras parcerias.

“Esperamos o intercâmbio de estudantes, além dos artigos que resultam do trabalho em conjunto”, explicou a pós-doutoranda.

Além disso, Silveira destacou que nos próximos anos, a intenção é que professores da China venham até o Brasil, em especial Rui Min, venham ao Brasil para estreitar ainda mais cooperações entre a Ufes e universidades asiáticas.

Projeto BRICS

O momento também foi oportuno para discutir pesquisas desenvolvidas no BRICS STI Framework Programme, uma iniciativa que facilita  cooperação entre pesquisadores e instituições do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Aprovado em 2021 em uma chamada pública de 2021 promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o MCTI, o projeto “Bioimpressão fotônica 3D assistida por materiais 2D para a nova geração de dispositivos biomédicos”, reúne a Ufes, o National Institute of Technology Delhi (NIT) e a Beijing Normal University.

O objetivo é criar uma estrutura óptica biocompatível para iluminar o cérebro humano e estimular atividades cerebrais, além de pensar dispositivos transparentes para a interface cérebro-computador.

Ao todo, 23 projetos foram aprovados com um investimento total de R$ 6,5 milhões.

Veja outras notícias: