L A B T E L

Projetos do LabTel e CPID são apresentados ao Príncipe William, em Bristol

Para Gaitán, apresentar os projetos do LabTel e CPID para o príncipe William foi um momento único. - Foto: Andrew Parsons /Kensington Palace
Para Gaitán, apresentar os projetos do LabTel e CPID para o príncipe William foi um momento único. - Foto: Andrew Parsons /Kensington Palace

Projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Telecomunicações (LabTel) e pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (CPID) foram apresentados ao príncipe William, na última semana, durante um evento na University of the West of England (UWE), na Inglaterra.

Entre as iniciativas destacadas pela estudante de doutorado do LabTel, Maria Fernanda Gaitán, esteve um exoesqueleto de mão voltado para reabilitação de pacientes no pós-AVC.

Para Gaitán, a oportunidade de receber o príncipe William foi enriquecedora. “É uma experiência única e importante tanto na parte pessoal como na parte profissional. Agradeço muito a oportunidade, entendi o impacto que podemos ter e que o que fazemos na pesquisa importa de verdade.”

A visita

O encontro, realizado sob a supervisão do professor Carlos Cifuentes, da UWE-Bristol, aconteceu no Bristol Robotics Laboratory (BRL), um dos maiores laboratórios de robótica do Reino Unido. Durante a passagem do príncipe William pelo local, os pesquisadores apresentaram iniciativas dentro do Vivo Hub, um consórcio formado por diversas instituições com o objetivo de desenvolver dispositivos robóticos vestíveis para ajudar idosos e pessoas com deficiência.

“O LabTel tem vários projetos em parceria com o BRL e alguns deles entram no projeto Vivo Hub. O exoesqueleto de mão para reabilitação pós-AVC foi um dos projetos que apresentamos ao príncipe. Falamos sobre ele, o objetivo, e os sensores que criamos no LabTel/CPID e que colocamos no projeto para controlar a curvatura dos dedos e identificar progressos nas terapias”, explicou a estudante de doutorado.

A pesquisadora destacou ainda que o príncipe William ressaltou o impacto que os projetos podem ter no futuro.

“Ele gostou muito dos projetos, utilizou o andador inteligente, fez perguntas sobre os esqueletos e até brincou com o exoesqueleto de cotovelo. O príncipe estava muito interessado no objetivo do Vivo Hub.”

Leia mais sobre o LabTel:

Pablo Marciano: conheça a trajetória do pós-doutorando e pesquisador em fotônica integrada do LabTel

IN-Foton realiza seu primeiro workshop presencial na Ufes em parceria com a AmLight

IN-Foton é destaque no evento Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fapes

Exoesqueleto de mão

O exoesqueleto de mão é um projeto da área de soft robotics (robótica flexível) do LabTel em parceria com o CPID. A inovação utiliza bombas de ar e cinco válvulas para controlar a flexão e extensão dos dedos.

O sistema de robótica maleável permite um processo de terapia mais cômodo e que não exija tanto das articulações dos pacientes. Com sensores em fibra, o modelo ajuda pessoas com condições como rigidez muscular e espasticidade, a passar pelo tratamento com um grau menor de dor.

Os sensores em fibra também se adaptam a diferentes medições em áreas de robótica e têm como vantagens a flexibilidade e a imunidade eletromagnética.

Parceria internacional

A parceria entre o LabTel e instituições internacionais é resultado de uma colaboração acadêmica construída ao longo de vários anos.

O vínculo com Bristol teve início a partir da trajetória do professor Cifuentes, que realizou o doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo, e, que em contato com o professor do LabTel, Camilo Arturo Diaz, potencializou iniciativas conjuntas de pesquisa.

Esse histórico ganhou um novo fôlego colaborativo com a mobilidade de estudantes entre os países.

“O BRL é um dos laboratórios multidisciplinares de robótica mais renomados do Reino Unido. Já o LabTel é experiente em trabalho com óptica, em especial no aporte de sensores adaptativos aos sistemas robóticos. Juntos, eles se complementam e conseguem desenvolver diversos novos projetos que podem impactar a sociedade”, finalizou Gaitán.

Veja como foi a visita:

Os projetos apresentados estão dentro do consórcio Vivo Hub. - Foto: Andrew Parsons/Kensington Palace
Os projetos apresentados estão dentro do consórcio Vivo Hub. – Foto: Andrew Parsons/Kensington Palace

leave a comment