L A B T E L
Marcelo Segatto-1

Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia Elétrica.
Av. Fernando Ferrari, S/N, CT-II – Goiabeiras
29060970 – Vitória, ES – Brasil

Marcelo Eduardo Vieira Segatto

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Engenharia Elétrica/Comunicações pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Física – Imperial College of Science Technology and Medicine (2001). Trabalhou como pesquisador na British Telecom e posteriormente na Corning Research Centre (CRC) entre os anos de 1998 e 2001. Fez um estágio pós-doutoral no INESC-Porto em Portugal em 2007. Desenvolve pesquisas em parceria com diversas empresas nacionais e internacionais e com diversos grupos de pesquisa no Brasil e no exterior nas áreas de telecomunicações, projeto e análise de desempenho de redes ópticas de acesso e de transporte, sistemas e dispositivos para comunicações ópticas, comunicações por rede elétricas de baixa e média tensões e mais recentemente em redes de sensores sem fios e sensores em fibras ópticas. Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo. É membro Sênior da OSA – The Optical Society, é membro de diversas sociedades científicas no Brasil e no exterior. Coordena ou coordenou diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. É membro do conselho técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, já participou de vários comitês técnico-científicos da CAPES e CNPq. Atua nos projetos de Internacionalização da UFES. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: telecomunicações, comunicações ópticas, redes ópticas, eletromagnetismo aplicado e dispositivos ópticos. Desde o início da pandemia do Novo Coronavírus coordena diversas ações na área tecnológica para a mitigação dos efeitos do COVID19.

2007 - 2007
Pós-Doutorado

Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores do Porto, INESC-PORTO, Portugal

1997 - 2001